Dicas para melhorar seu desempenho acadêmico
Uma série de coisas fora do seu controle (ou não) podem influenciar no seu rendimento durante sua jornada de aprendizado, e é normal que muitos alunos sintam-se desnorteados ao navegar essas águas desconhecidas.
Essas dicas vão ajudar você a desviar de algumas armadilhas e superar certas dificuldades mais facilmente.
1. Desenvolva uma rotina de estudos
Fazer um planejamento do seu dia ajuda a reduzir a ansiedade e a autocobrança. Você reduz a “pressão” sobre as coisas que tem a fazer quando sabe que já separou um momento do dia para realizar essa tarefa. Além disso, você acaba desenvolvendo o hábito de estudar e se torna algo natural para você, como escovar os dentes.
2. Adote um cronograma semanal
Nesse cronograma você vai incluir as atividades do seu dia a dia e os seus momentos de estudo. Existem diversos aplicativos, programas de computador, planners, agendas ou outros meios que você pode adotar.
Download do modelo de cronograma:
Algumas dicas para montar seu cronograma semanal:
-
Não coloque mais coisas do que pode cumprir: seja realista, comece aos poucos e faça sua rotina de acordo com as suas possibilidades;
-
Comece colocando aqueles compromissos que já são fixos nesta semana, como os seus tempos de aula, uma consulta médica agendada, provas já marcadas e trabalhos para entregar.
-
Faça uma lista com todas as matérias que você quer estudar nessa semana e distribua essas matérias ao longo dos dias. Distribuir em vários dias é melhor do que tentar concentrar tudo em um dia só. Além disso, inicie com as matérias que você considera mais difíceis, pois nesse momento você estará mais descansado para encarar o desafio.
-
Insira no seu cronograma semanal momentos de “tempo reserva” e “tempo livre”. O tempo reserva fica para cumprir alguma tarefa que não deu tempo ao longo da semana (lembre: imprevistos acontecem!). E o tempo livre é para você descansar. Ele é fundamental, pois apenas descansando você assimila o que aprendeu e pode ser produtivo no dia seguinte.
-
Tenha em mente a flexibilidade: ninguém consegue seguir um cronograma do dia para a noite. Ele é uma base para você, mas ele pode ser flexível. Analise, uma vez na semana, o que deu certo e o que não funcionou e faça os ajustes necessários para a próxima semana. Aprender a se organizar não é fácil, por isso não desiste se não der certo da primeira vez!
3. Não esqueça do calendário
Como alguns compromissos serão marcados com antecedência, um calendário mensal é importante para que você consiga ter uma ideia geral de todas as atividades a serem desenvolvidas no mês. Assim, você pode identificar o que é prioridade e organizar melhor seu cronograma da semana.
4. Controle o tempo
Se aconselha uma rotina de 2h de estudos por dia, com 15 a 30 minutos de intervalo. Uma dica é: a cada 25 minutos de estudos tire 5 minutos de descanso para se alongar, ou comer/beber algo. Também, divida os seus estudos em atividades diversas, como 25 minutos para leitura de textos, 25 minutos para resolução de exercícios, 25 minutos para fazer anotações etc., para não se tornar exaustivo.
5. Procure um espaço para estudar
O ambiente de estudos deve ser tranquilo, arejado e bem iluminado. O espaço onde você estuda tem que estar limpo e organizado, tanto por bem-estar quanto para evitar distrações.
6. Evite distrações durante os estudos
Feche abas abertas no seu computador, silencie o seu celular (e de preferencia deixe ele afastado de você para não cair na tentação de “vou só olhar as horas” e acabar passando 20 minutos mexendo em redes sociais). Avise as pessoas de sua casa que você vai estudar por “x” horas e peça para não ser interrompido. Se você gosta de música, prefira ouvir as que são em um idioma que você não conhece ou são apenas instrumentais (para não acabar se distraindo cantando junto).
7. Verifique tudo que você precisa antes de começar a estudar
Pegue todos os materiais que você vai precisar: cadernos, apostilas, livros, canetas, marcadores, blocos de anotação, folhas de rascunho, post-its, deixe tudo acessível para você, _para que você não precise interromper a linha de raciocínio para ir procurar._
8. Estabeleça metas
Se organize e estabeleça objetivos para cada sessão de estudo: “hoje eu vou estudar o conteúdo x e fazer a atividade y”. Para isso é importante ter organizado seu calendário e cronograma semanal, assim não se acumulam matérias para estudar, trabalhos e atividades.
9. Anote
Faça esquemas, resumos e mapas mentais, pois eles ajudam a ‘gravar’ o conteúdo e facilitam as revisões. Além disso, anote suas dúvidas e dificuldades e procure seus professores para esclarecê-las!
10. Revise
Não deixe de revisar o que você aprendeu, principalmente antes de começar algo novo. Se você fizer pequenas revisões com frequência, não terá uma carga grande de assuntos para revisar numa única vez. Outra dica é tentar explicar o que você estudou, seja pra você mesmo ou para outra pessoa. É uma boa maneira de fixar seu aprendizado. Além disso, para ajudar a lembrar de conceitos e fórmulas você pode fazer lembretes e espalhá-los por locais que você sempre olha, como: a porta da geladeira, o espelho, a cabeceira da cama, o teto sobre a cama etc.
11. Alimente-se bem e descanse
Estar bem alimentado e hidratado, ter uma boa noite de sono e momentos de descanso também são fundamentais para que a aprendizagem ocorra. _Tire um tempo ainda para o lazer:_ um filminho, uma série, um bom livro, uma conversa com os amigos, a prática de um esporte, um passeio... _Cuidar da saúde mental é fundamental!_