O que é o Ensino Médio Integrado?

Sala de Aula

É um dos três formatos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). No formato integrado, cursa-se integradamente o Ensino Técnico e o Médio numa mesa instituição e com a mesma matrícula. Há ainda o formato concomitante, em que o aluno cursa o Ensino Técnico e o Ensino Médio ao mesmo tempo, mas com matrículas diferentes para cada curso, podendo ser numa mesma instituição ou em instituições parceiras; e o formato subsequente, que é aquele que ocorre após a conclusão do Ensino Médio. (BRASIL, 2013). Esse guia tem como foco o formato do Ensino Médio Integrado (EMI).

A ideia geral de educação integrada é que a formação do ensino médio seja inseparável da educação profissional e técnica, ou seja, que se tenha uma formação humana que integre todas as dimensões da vida no processo educativo (BRASIL, 2007). Para isso, o EMI parte do trabalho como princípio educativo. O trabalho, nesse sentido, não se resume ao conceito didático ou pedagógico de “aprender fazendo” ou em uma “formação para o mercado de trabalho”, mas traz também a ideia de que cada pessoa é fabricante de sua realidade e, portanto, deve poder se apropriar dela e modificá-la (XAVIER; FERNANDES, 2019).

Então, para formar um ser humano integralmente, devemos associar esse trabalho à ciência, à tecnologia e à cultura. A ciência e a tecnologia são entendidas como conhecimentos construídos pela humanidade e a cultura é compreendida como os valores políticos, estéticos e éticos que guiam a conduta da sociedade (BRASIL, 2013). A formação humana integral vai visar, portanto, o desenvolvimento das pessoas em duas diferentes dimensões, permitindo a essas pessoas uma leitura de mundo que possibilite atuar dignamente e efetivamente como cidadãs (XAVIER; FERNANDES, 2019).

Para auxiliar nessa formação, o EMI, nos Institutos Federais, conta com a estratégia do Currículo Integrado (SÁ, 2019). O currículo é uma relação de saberes destinados ao processo de ensino-aprendizagem, estando intimamente relacionado aos objetivos e finalidades educacionais que se almeja alcançar (BRASIL, 2007). No Currículo integrado se busca a totalidade do conhecimento prático e teórico, uma integração entre as disciplinas gerais e técnicas, onde se relaciona o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, visando uma educação que leve ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo ao mesmo tempo que se preparam para o mundo do trabalho. Essa formação objetiva permitir a participação ativa dos sujeitos na sociedade e que eles possam emancipar e ressignificar sua realidade (VASCONCELOS, 2014).

Sendo assim, a pesquisa é o princípio pedagógico do EMI. É imprescindível que ela esteja presente na trajetória dos que necessitam ou necessitarão do trabalho. É ela que instiga a curiosidade dos estudantes em direção ao mundo que os cerca, ela que gera inquietude, faz com que não sejam incorporados pacotes fechados de visão de mundo, ela que faz questionar, que leva ao pensamento crítico sobre os saberes, seja do sendo comum, escolares ou científicos (BRASIL, 2013).

Resumindo, o EMI busca uma formação humana integral, tendo o trabalho como princípio educativo associado à ciência, tecnologia e cultura e a pesquisa como princípio pedagógico. Através do Currículo Integrado, articula-se os conhecimentos gerais e os conhecimentos técnicos, a prática e a teoria. Com tudo isso, desenvolve-se o pensamento critico e criativo e se prepara para o mundo do trabalho.

DICA: Para entender melhor esse universo do Ensino Médio Integrado, que tal consultar o trabalho da Joseane Duarte Santos e do Fábio Alexandre Araújo dos Santos, desenvolvido no Instituto Federal do Piauí, intitulado “EMI: conhecer para compreender?”

Você pode acessá-lo pelo link:
emi-ifpi.herokuapp.com

Lá você também pode ver depoimentos de outros estudantes, dicas, conhecer alguns mitos e verdades e realizar um quiz!